A cronoacupuntura à serviço do esporte
A acupuntura desportiva contribui para que o atleta alcance um desempenho efetivo e com o mínimo de desgaste ou lesões.
É comum entre os atletas queixas sobre o baixo rendimento de seus treinamentos, e a constante busca por superar seus limites através de treinos intensos e exaustivos, que muitas vezes preconizam lesões futuras.
Esta insatisfação com o desempenho levam atletas experientes a cometer erros
comuns, como o aumento da sobrecarga, resultando em maior desgaste durante os treinos. No entanto, ao forçar exaustivamente estruturas como grupos musculares, ligamentos e tendões, inevitavelmente ocorrerá fadiga muscular, distensão, e até mesmo uma possível inflamação.
Na tentativa de melhorar o atleta pode desenvolver uma lesão,
trazendo dessa forma, resultados contrários aos esperados.
Assim, o treinamento, quando conduzido de forma que sejam respeitados os ciclos mensais físicos, bioquímicos, emocionais e psíquicos que o atleta atravessa a cada mês, será ser muito mais eficiente na busca de resultados. Essa é a proposta da cronoacupuntura: identificar o biorritmo do atleta e obter os melhores resultados a partir dessa informação.
Antes de iniciar o treinamento do atleta, é realizada uma avaliação detalhada, de acordo com a proposta da tradicional da acupuntura chinesa.
Uma vez feita essa avaliação, pode-se saber como está o organismo do atleta, qual o nível oxigenação, circulação, e em qual ciclo do mês ele se encontra.
A partir daí o acupunturista pode determinar o biorritmo do atleta, e dessa forma, juntamente com preparadores físicos, treinadores, fisioterapeutas e psicólogos trabalhar no fortalecimento, prevenção e tratamento do corpo do atleta.
A cronoacupuntura é uma excelente aliada para alcançar a alta performance do atleta, evitando uma sobrecarga desnecessária e aproveitando o melhor momento do atleta para obter cada objetivo, como: força muscular, resistência, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Acrescente uma sugestão ou mande sua dúvida.