terça-feira, 1 de dezembro de 2015

A importância da Vitamina D





O que é a Vitamina D e como age no organismo?


Única vitamina produzida pelo organismo, funciona como hormônio porque é produzida na pele e age a distância nos ossos e músculos.
O sol é responsável por 90% da sua produção.
A radiação ultravioleta B (UVB) do sol penetra na epiderme e promove uma reação fotoquímica que leva à produção da molécula precursora da vitamina D, que é levada através do sangue para a sua ativação no fígado e rins, enquanto a radiação ultravioleta A (UVA), que está presente em qualquer horário do dia, não está relacionada com a síntese da vitamina D, sua intensidade não varia muito ao longo do dia, sendo um pouco maior entre 10 e 16 horas que nos outros horários. Os raios UVA penetram profundamente na pele, sendo os principais responsáveis pelo foto-envelhecimento.
O principal efeito da Vitamina D se dá por aumentar a absorção cálcio e fósforo intestino e estimular a mineralização dos ossos, além de melhorar a função muscular.
A deficiência da Vitamina D aumenta o risco de osteoporose, fraturas (principalmente nos idosos) e cerca de 17 tipos de câncer, como o câncer de intestino, pulmão, mama, útero, ovários, etc.
O mais curioso, é que a reação fotoquímica que ocorre quando nos expomos ao sol, é justamente a que produz a vitamina D, entre as 10 e 16 horas, especialmente no verão, quando a incidência de raios UVB são maiores nesse horário. Contraditório, não?
Pesquisas indicam que à medida que as pessoas passaram a evitar o sol, o índice de ocorrência de câncer não diminuiu, especialmente esses 17 tipos que poderiam ser prevenidos se a população não estivesse deficiente de Vitamina D.
Claro que é preciso sermos cuidadosos na exposição ao sol, afinal, é certo que devido a degeneração da camada de ozônio, os raios estão cada vez mais nocivos, no entanto, precisamos do sol para que o nosso corpo produza a Vitamina D.
A busca pelo equilíbrio é fundamental!
Pense nisso, você tem tomado sol?
A dose diária recomendada de Vitamina D para a prevenção de deficiência em indivíduos de risco é a seguinte:


·         0-12 meses: 400 UI/dia
·         1 a 70 anos: 600 UI/ dia
·         70 anos: 800 UI / dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acrescente uma sugestão ou mande sua dúvida.