Shen, para os chineses possui um significado meio científico e meio religioso, englobando muitos significados.
Pode no entanto, assumir um conceito de coletividade quando refere-se às muitas atividades do homem, num sentido mais amplo, ou um sentido mais específico quando referir-se às atividades de consciência ou atividades cognitivas, por exemplo.
Mas podemos ainda, de forma simplificada, dar três conceitos à palavra shen: a primeira, que se refere às transformações, as mudanças, e as funções dos materiais na natureza; o segundo, todas as atividades da vida humana; e o terceiro seria o pensamento e a consciência do homem.
O Livro das Mutações, afirma que "as mudanças imprevisíveis do Yin-Yang são nomeadas Shen. Nesse contexto Shen refere-se às mudanças imprevisíveis, misteriosas e maravilhosas.
O Shen de um indivíduo vem das energias pré-natais dos pais, e após o nascimento vai depender da nutrição proveniente da energia pós-natal. Assim, o Shen desenha sua base e obtém sua nutrição a partir da Essência (Jing) Pré-natal armazenada nos Rins e da Essência (Jing) Pós-natal produzida pelos Pulmões, Estômago e Baço-Pâncreas.
O Shen possibilita ao corpo as qualidades de percepção, consciência e vitalidade. Quando há organização o Espírito está em paz, quando há desorganização há "loucura". O Shen se expressa através dos órgãos e vísceras sob cinco formas, também chamadas de Alma dos Zang-Fu, ou espíritos, como também são denominados.
O Shen, ou a Mente propriamente dita, em relação estreitas e orquestrada com o Xin, coordena o psiquismo e orienta o ser humano. É responsável pela coerência da personalidade e se expressa nos aspectos mais elevados da inteligência, particularmente a capacidade de manejar as situações e de adaptar-se da melhor forma possível ao meio que o rodeia, tomando partido das energias exteriores e interiores do organismo.
Quando funciona corretamente, a mente está clara, o coração é sereno e o discurso é lógico. Uma condição energética de deficiência desse sistema provoca um estado depressivo, timidez, incapacidade de ter uma percepção justa das situações, originando uma tendência a queixar-se sem cessar e, em casos graves, a uma desestruturação da personalidade. Quando o Shen está perturbado por uma condição de excesso, há euforia, incoerência, confusão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Acrescente uma sugestão ou mande sua dúvida.