O fígado(Gan), zang do movimento madeira, desempenha um importantíssimo papel no suave fluxo do Qi e na emoção do nosso corpo. O desequilíbrio do canal do fígado pode afetar os demais outros zang/fu.
As síndromes do Gan são bastantes comuns, devido ao estresse, sedentarismo, má alimentação, trabalho excessivo, sentimento de frustração, raiva, irritabilidade, ansiedade e etc.
Para as mulheres, em especial, é muito importante ter a energia do Gan em perfeito equilíbrio, já que quase todo o aparelho reprodutor feminino é regido pelo fígado. Desequilíbrios como deficiência ou excesso podem ser responsáveis por diversas alterações: ciclo menstrual, cistos ovarianos, miomas, corrimentos, dificuldade para engravidar, abortos espontâneos e problemas de libido.
É o Gan que garante o fluxo suave do Qi. No livro Nei Jing há comparação do Gan a um general no exército, coordenando o movimento das tropas. Quando o Gan funciona suavemente, a atividade física e emocional de todo o corpo também ocorre dessa forma.
Porém, quando há debilidade em distribuir harmoniosamente o qi por todo o corpo, ele pode se tornar estagnado, excessivo ou deficiente causando danos em outros órgãos, como pulmões, estômago e baço. Muito frequentemente problemas relacionados ao estresse, como síndrome do intestino irritável, indigestão, conjuntivites podem ser tratados com sucesso trabalhando-se a "suavização do qi do Gan".
O Gan controla os tendões, mas também a contratilidade muscular, uma vez que ele armazena o sangue(xue) durante os períodos de repouso e depois libera-o para os músculos e tendões nos momentos de atividade, oxigenando-os. Porém, quando o sangue do Gan está deficiente, ou estagnado, pode ocorrer rigidez e e dificuldade na flexão dos músculos e tendões. Se o Qi do Gan está estagnado, os músculos podem sofrer espasmos. Esses espasmos musculares, rigidez cervical e rigidez na cintura escapular.
Inclusive pode ser muito difícil resolver desarmonias do Gan em pessoas que bebem café regularmente.
Inclusive pode ser muito difícil resolver desarmonias do Gan em pessoas que bebem café regularmente.
E quanto às emoções?
Emoções como ressentimento, frustração, indignação, ansiedade, irritação, amargura, e o ódio, na realidade, são variações da raiva. Muito embora a raiva possa disfarçar outras emoções submersas como culpa, medo, insegurança ou sentimento de inferioridade. Qualquer um desses estados emocionais pode, por excesso, afetar o Gan, se permanecerem por um tempo prolongado, "envenenando" o organismo, provocando posteriormente estagnação e deficiência subsequentemente.
Portanto, é muito importante tratar com carinho do equilíbrio energético do Gan, já que ele pode até ser considerado como um segundo Xin(Imperador).Aliás, ele gostaria de ser o Imperador(Xin).
Cuidar das emoções, procurar realizar atividade física, para favorecer a função mais substancial do Gan em relação ao fluxo do sangue(xue), consumir o mínimo de açúcar refinado e álcool, que enfraquecem o Qi do Gan, ingerir verduras verdes e alimentos que favoreçam o Gan é recomendado.