terça-feira, 10 de março de 2015

Gan- 肝O general das emoções



O fígado(Gan), zang do movimento madeira, desempenha um importantíssimo papel no suave fluxo do Qi e na emoção do nosso corpo. O desequilíbrio do canal do fígado pode afetar os demais outros zang/fu.
As síndromes do Gan são bastantes comuns, devido ao estresse, sedentarismo, má alimentação, trabalho excessivo, sentimento de frustração, raiva, irritabilidade, ansiedade e etc.
Para as mulheres, em especial, é muito importante ter a energia do Gan em perfeito equilíbrio, já que quase todo o aparelho reprodutor feminino é regido pelo fígado. Desequilíbrios como deficiência ou excesso podem ser responsáveis por diversas alterações: ciclo menstrual, cistos ovarianos, miomas, corrimentos, dificuldade para engravidar,  abortos espontâneos e problemas de libido. 
É o Gan que garante o fluxo suave do Qi. No livro Nei Jing há comparação do Gan a um general no exército, coordenando o movimento das tropas. Quando o Gan funciona suavemente, a atividade física e emocional de todo o corpo também ocorre dessa forma. 
Porém, quando há debilidade em distribuir harmoniosamente o qi por todo o corpo, ele pode se tornar estagnado, excessivo ou deficiente causando danos em outros órgãos, como pulmões, estômago e baço. Muito frequentemente problemas relacionados ao estresse, como síndrome do intestino irritável, indigestão, conjuntivites podem ser tratados com sucesso trabalhando-se a "suavização do qi do Gan".
O Gan controla os tendões, mas também a contratilidade muscular, uma vez que ele armazena o sangue(xue) durante os períodos de repouso e depois libera-o para os músculos e tendões nos momentos de atividade, oxigenando-os. Porém, quando o sangue do Gan está deficiente, ou estagnado, pode ocorrer rigidez e e dificuldade na flexão dos músculos e tendões. Se o Qi do Gan está estagnado, os músculos podem sofrer espasmos. Esses espasmos musculares, rigidez cervical e rigidez na cintura escapular.
Inclusive pode ser muito difícil resolver desarmonias do Gan em pessoas que bebem café regularmente. 
E quanto às emoções?
Emoções  como ressentimento, frustração, indignação, ansiedade, irritação, amargura, e o ódio, na realidade, são variações da raiva. Muito embora a raiva possa disfarçar  outras emoções submersas como culpa, medo, insegurança ou sentimento de inferioridade. Qualquer um desses estados emocionais pode, por excesso,  afetar o Gan, se permanecerem por um tempo prolongado, "envenenando" o organismo, provocando posteriormente estagnação e deficiência subsequentemente.
Portanto, é muito importante tratar com carinho do equilíbrio energético do Gan, já que ele pode até ser considerado como um segundo Xin(Imperador).Aliás, ele gostaria de ser o Imperador(Xin).
Cuidar das emoções, procurar realizar atividade física, para favorecer a função mais substancial do Gan em relação ao fluxo do sangue(xue), consumir o mínimo de açúcar refinado e álcool, que enfraquecem o Qi do Gan, ingerir verduras verdes e alimentos que favoreçam o Gan é recomendado.

quinta-feira, 5 de março de 2015

Shen, a mente desperta


Shen, para os chineses possui um significado meio científico e meio religioso, englobando muitos significados.
Pode no entanto,  assumir um conceito de coletividade quando refere-se às muitas atividades do homem, num sentido mais amplo, ou um sentido mais específico quando referir-se às atividades de consciência ou atividades cognitivas, por exemplo.
Mas podemos ainda, de forma simplificada, dar três conceitos à palavra shen: a primeira, que se refere às transformações, as mudanças, e as funções dos materiais na natureza; o segundo, todas as atividades da vida humana; e o terceiro seria o pensamento e a consciência do homem.
O Livro das Mutações, afirma que "as mudanças imprevisíveis do Yin-Yang são nomeadas Shen. Nesse contexto Shen refere-se às mudanças imprevisíveis, misteriosas e maravilhosas.
O Shen de um indivíduo vem das energias pré-natais dos pais, e após o nascimento vai depender da nutrição proveniente da energia pós-natal. Assim, o Shen desenha sua base e obtém sua nutrição a partir da Essência (Jing) Pré-natal armazenada nos Rins e da Essência (Jing) Pós-natal produzida pelos Pulmões, Estômago e Baço-Pâncreas.
O Shen possibilita ao corpo as qualidades de percepção, consciência e vitalidade. Quando há organização o Espírito está em paz, quando há desorganização há "loucura". O Shen se expressa através dos órgãos e vísceras sob cinco formas, também chamadas de Alma dos Zang-Fu, ou espíritos, como também são denominados.
O Shen, ou a Mente propriamente dita, em relação estreitas e orquestrada com o Xin, coordena o psiquismo e orienta o ser humano. É responsável pela coerência da personalidade e se expressa nos aspectos mais elevados da inteligência, particularmente a capacidade de manejar as situações e de adaptar-se da 
melhor forma possível ao meio que o rodeia, tomando partido das energias exteriores e interiores do organismo.
Quando funciona corretamente, a mente está clara, o coração é sereno e o discurso é lógico. Uma condição energética de deficiência desse sistema provoca um estado depressivo, timidez, incapacidade de ter uma percepção justa das situações, originando uma tendência a queixar-se sem cessar e, em casos graves, a uma desestruturação da personalidade. Quando o Shen está perturbado por uma condição de excesso, há euforia, incoerência, confusão.